Pesquisa
A peemedebista Teresa lidera pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Boa Vista
24/08/2012
Introdução
A primeira pesquisa encomendada pela Rede Amazônica ao IBOPE Inteligência após o registro oficial das candidaturas para a Prefeitura de Boa Vista, mostra a candidata Teresa (PMDB) na liderança pelas intenções de voto para as próximas eleições no município, com 55% das menções do eleitorado. Em um patamar inferior ao da candidata peemedebista estão Mecias de Jesus (PRB) com 15% e Telmário Mota (PDT) com 7%. Completando o cenário, Robert Dagon (PSOL) aparece com 3% das menções. Os que se declaram indecisos ou não querem responder somam 12%. Já os entrevistados que têm a intenção de anular ou votar em branco totalizam 8% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 20 de agosto.
Período de campo:
De 18 a 20 de agosto de 2012
Tamanho da amostra:
602 eleitores
Margem de erro:
4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante:
RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Registro:
Tribunal Regional Eleitoral de Roraima sob o protocolo Nº 00001/2012
Data de Publicação:
21/08/2012
Detalhes
Na intenção de voto espontânea, onde o entrevistado não conta com a relação dos candidatos às eleições, Teresa aparece em vantagem com 50% das intenções de voto. Em seguida Mecias de Jesus obtém 14% das menções, enquanto Telmário Mota e Robert Dagon têm respectivamente 5% e 3% das intenções de voto. Os indecisos ou os que preferem não responder somam 12% e os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 16%.
Rejeição
Entre os candidatos mencionados pelos eleitores como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Mecias de Jesus é o que apresenta maior índice de rejeição (36%). Em seguida, aparecem os candidatos Telmário Mota e Robert Dagon com índices de rejeição de 26% e 24%, respectivamente. Teresa aparece com o menor percentual de rejeição (15%). Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos os candidatos representam 5% do eleitorado e outros 13% não sabem ou preferem não responder a respeito.
Avaliação da administração municipal
A administração do Prefeito Iradilson Sampaio é avaliada como ruim ou péssima por 74% dos eleitores do município de Boa Vista. Para 15% sua administração é regular, enquanto apenas 9% a avaliam como ótima ou boa. Os eleitores que declaram não saber ou preferem não responder somam 2% das citações.
A grande maioria dos eleitores do município desaprovam a forma como o atual Prefeito vem administrando a cidade (88%), enquanto menos de 1 em cada 10 entrevistados (8%) a aprovam. Nesta medida de avaliação, aqueles que não sabem ou não respondem representa 4% dos entrevistados.
O IBOPE inteligência também perguntou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. Saúde é o problema mais mencionado pelos eleitores (65%). O calçamento de ruas e avenidas aparece em seguida com 50% das menções, seguido pela educação com 42%.
Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do Governador Anchieta Júnior é classificada como boa ou ótima por 40% dos entrevistados, enquanto 39% a consideram regular. Aqueles que avaliam negativamente (ruim ou péssima) a administração estadual representam 18% dos entrevistados. Os eleitores que declaram não saber ou preferem não responder a respeito totalizam 2%.
A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente (ótima ou boa) por 60% dos eleitores. Aqueles que consideram sua administração regular representam 32% e outros 6% a avaliam como ruim ou péssima.
|
Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).
Somente desta Rodada
|
|
|
Selecione uma Pasta de Trabalho
|
|
|
|
|