Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Pesquisa aponta João da Sapataria em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de Quixadá

28/08/2012


Pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência em parceira com o Diário do Nordeste, entre os dias 23 e 25 de agosto, aponta o candidato do PRB, João da Sapataria, na liderança com 57% das intenções de voto, 19 pontos percentuais à frente de seu único adversário na disputa, o petista Ilário Marques, que aparece com 38%. Na última semana, Zé Nilson protocolou junto à justiça eleitoral a renuncia de sua candidatura, portanto, não constava no disco apresentado aos entrevistados. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam apenas 1%, enquanto aqueles que estão indecisos ou preferem não responder representam 3% do eleitorado.


Período de campo: De 23 e 25 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 301 eleitores
Margem de erro: 6 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: Editora Verdes Mares LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo Nº CE-00018/ 2012
Data de Publicação: 27/08/2012


Espontânea

​Na pergunta de intenção de voto espontânea, ou seja, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, João da Sapataria é citado espontaneamente por cerca da metade dos eleitores entrevistados (51%), enquanto Ilário Marques atinge 36% das intenções de voto. Os eleitores que declaram não saber ou que não respondem a respeito somam 12% e somente 1% declara ter a intenção de votar em branco ou anular o voto.

Rejeição
 
Quando perguntado aos eleitores de Quixadá em qual(is) candidato(s) não votariam de jeito nenhum, o candidato do PT possui o maior índice de rejeição, 46%, enquanto João da Sapataria é citado por 22% dos eleitores. Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos representam 15% dos entrevistados e outros 17% preferem não responder ou declaram não saber em quem votar.
Lembrando que nesta pergunta, o entrevistado pode citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal
 
A administração do prefeito Rômulo Carneiro é avaliada de forma negativa por 7 em cada 10 eleitores, enquanto 20% dos entrevistados a avaliam como regular e apenas 7% classificam-na como ótima ou boa.

O quadro desfavorável à atual administração é confirmado na medida de aprovação, sendo que 81% do eleitorado de Quixadá desaprova a forma como Rômulo Carneiro vem administrando a cidade, enquanto 11% aprova sua administração. Os eleitores que não sabem ou não respondem somam 7% das citações.

O IBOPE Inteligência também avaliou na pesquisa a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade e a saúde é considerada a área de maior problema do município (87% citaram a área). Segurança pública e geração de empregos também atingem índices expressivos (39% e 36%, respectivamente).
Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal 

A administração do Governador Cid Gomes é classificada como boa ou ótima por 40% dos eleitores, enquanto outros 39% consideram-na regular. Aqueles que declaram que a administração estadual é ruim ou péssima totalizam 11%, mesmo índice dos que não sabem avaliar ou que preferem não responder a respeito.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente (ótima ou boa) pela ampla maioria dos entrevistados, 79%, e aqueles que consideram sua administração regular representam 16% dos entrevistados, enquanto apenas 2% a avaliam como ruim ou péssima.

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta Rodada           

 
Selecione uma Pasta de Trabalho
Selecione uma Pasta de Trabalho Para exibir uma pasta de trabalho nesta Web Part, primeiro você deve selecionar a pasta de trabalho.

Para selecionar uma pasta de trabalho, abra o painel de tarefas e edite a propriedade Pasta de Trabalho.
Clique aqui para abrir o painel de ferramentas.

Como faço para conectar esta Web Part a uma pasta de trabalho?